O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, divulgou nesta quarta-feira (9) uma nota pública parabenizando o governo da Bahia pelos investimentos na revitalização dos rios urbanos do estado, em especial os localizados em Salvador.

A nota destaca os esforços empreendidos pelo governo estadual, por meio do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), autarquia da Secretaria do Meio Ambiente, e da Empresa Baiana de Saneamento (Embasa), para garantir à comunidade soteropolitana uma melhoria significativa na qualidade de vida.

Na íntegra, a nota pública

“Senhor Governador,

Parabenizo o governo da Bahia pelo cuidado expresso nos investimentos de revitalização dos rios do estado. A população da capital baiana, que tem tanta beleza e diversidade étnica e cultural, merece programas efetivos de saneamento, restauração de matas ciliares e ampliação das áreas de lazer.

A meta da Empresa Baiana de Saneamento (Embasa) de aplicar R$ 600 milhões para atingir 90% de cobertura da rede de esgotamento sanitário até 2010 e o início do Programa de Restauração de Matas Ciliares pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) podem garantir à comunidade soteropolitana uma melhoria significativa na qualidade de vida, conforme anunciado no Seminário de Proteção e Revitalização de Rios Urbanos, realizado em 25 de agosto deste ano no Ingá, onde esteve presente um representante do Ministério do Meio Ambiente.

Com a retirada dos esgotos lançados in natura, os corpos de água voltam a ter vida, recuperam-se rapidamente e a cidade ganha de volta rios limpos e belos. Com o plantio de mudas nativas e de vegetação ciliar para realizar a arborização urbana e a recuperação de nascentes e rios, novas áreas de convivência social, prática de esportes e entretenimento poderão ser reincorporadas ao dia-a-dia da coletividade.

Nas últimas décadas, evidenciou-se que as soluções de canalização e tamponamento de rios urbanos não geram necessariamente os benefícios anunciados. Exceto em casos muito específicos, a melhor alternativa deve ser sempre a busca pela revitalização que propicie o uso dos recursos hídricos pela população.

Neste momento de debate na sociedade baiana sobre essas duas concepções, reafirmo o apoio do MMA ao governo baiano, especialmente às ações adotadas de maneira integrada para adoção de um modelo estruturante e sustentável do meio ambiente urbano.

Assim, coloco à disposição desse governo suporte técnico e institucional que eventualmente se faça necessário, a exemplo do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas e do Projeto de Parques Fluviais, em fase de implementação por este ministério, em parceria com estados, municípios e diversos segmentos da sociedade.

Atenciosamente,

Carlos Minc
Ministro de Estado do Meio Ambiente”