Apesar da pouca idade, Júlia Sampaio Rocha, 7 anos, sabe da importância de preservar os recursos hídricos para as gerações futuras. “O rio poluído pode morrer e as pessoas podem ficar sem água”, explicou a menina, ao justificar porque trocou a brincadeiras com as coleguinhas no sábado (19) para ajudar a recolher o lixo no Rio de Ondas, em Barreiras, no oeste da Bahia.

A pequena Júlia e mais 200 pessoas da comunidade local se reuniram para dar uma lição de cidadania ambiental. Eles contribuíram para retirar das margens e do fundo do Rio de Ondas objetos plásticos, latas, garrafas, pneus, peças de ferros e embalagens diversas. Os participantes receberam um kit com luva, máscara, chapéu, botas, saco para recolher o lixo, camiseta e um lanche.

A ação contou com o apoio de oito barcos, que levavam as pessoas para recolher o lixo em lugares de difícil acesso, e sete mergulhadores, que contribuíram para localizar objetos no fundo da água. “Já retiramos de sofá a uma carcaça completa de um fusca”, contou Janisvaldo Alves, que trabalha há 18 anos com atividades de educação ambiental na área.

Em defesa do cerrado

O mutirão de limpeza é uma ação voluntária que fez parte da programação do 5ª Seminário do Cerrado, realizado nos municípios de Barreiras e São Desisdério, entre os dias 15 e 19 deste mês. De acordo com a coordenadora do projeto de recuperação e preservação do Rio das Ondas, Carla Thomé, o material que pode ser reutilizado é doado para cooperativa local, outros encaminhados para o lixão da cidade.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Juliano Matos, participou do evento e destacou a participação das crianças na ação ambiental. “Tendemos a cuidar do que conhecemos e o envolvimento das crianças em atividades como essa desperta sentimento e sensibilidade pelas causas ambientais”, justificou Matos, ao destacar a importância do Rio das Ondas, responsável pelo abastecimento da população de Barreiras, e afluente do Rio São Francisco.