Ao longo de 48 anos de emancipação política e administrativa, o município de Aramari, a 117 quilômetros de Salvador, teve diversas conquistas. Agora, a população contará com mais três: a recuperação da BA – 504, trecho que liga Alagoinhas a Aramari e obras de ampliação do sistema simplificado de abastecimento de água (SSAA) e cobertura de celular. As três são reivindicações antigas dos moradores, anunciadas neste domingo (6) pelo governador Jaques Wagner.

A rodovia, inaugurada em 1982, há mais de 10 anos estava sem manutenção. Os buracos estão por todos os lados, moradores e visitantes já aguardam com ansiedade a recuperação do trecho. “Vai ser bom para todos. Ir para Alagoinhas ou para Aramari ficará melhor. Esta estrada tem muito buraco e ficaremos agradecidos pela sua reforma”, disse o aposentado Lourival Sena, 68 anos. A obra deve ser iniciada a partir desta quarta-feira (9), recuperando 8,5 quilômetros de extensão. Até 2010 serão recuperados cerca de dois mil quilômetros de rodovias em toda Bahia.

Mas não é apenas a restauração da BA 504 que promete mudar a vida dos moradores, a telefonia celular também vai levar desenvolvimento à Aramari. Na localidade, não há cobertura de nenhuma operadora de telefonia móvel, enquanto isso população e visitantes ficam incomunicáveis. “É horrível não poder falar com nossos parentes e amigos. Tenho celular, mas não funciona, só em outra cidade”, afirmou a estudante Lucivanea Santos, 18 anos.

Atualmente dos 417 municípios baianos, 209 possuem cobertura de telefonia móvel. Segundo o governador Jaques Wagner até 2010 os baianos poderão utilizar seus aparelhos de celular em qualquer cidade do interior. “Todas as sedes dos municípios passarão a contar com os serviços de celular. Estamos tendo reuniões com as operadoras para no próximo ano tudo esteja concretizado”, afirmou.

Água para Todos

Durante as comemorações de emancipação política e administrativa de Aramari, o governador Jaques Wagner assinou ordem de serviço para ampliação do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA), que atenderá a localidade de Ouriçanguinha com investimento de R$ 50 mil.

Para o prefeito da cidade, José Carlos Nascimento, a parceria com o Governo do Estado beneficia muito os municípios, principalmente os de pequeno porte. “Se não fosse esta parceria não conseguiríamos trazer tantas obras importantes para Aramari. Assim, o povo é quem ganha”, frisou.

Em toda Bahia foram feitas 300 mil ligações de água, até dezembro deste anos serão mais 150 mil baianos com água encanada. Com o programa, o governo pretende investir, até 2010, R$ 2,1 bilhões para garantir o atendimento aos direitos humanos fundamentais de acesso à água com qualidade e quantidade, beneficiando 3,5 milhões de baianos. O Água para Todos já atingiu 375 municípios e mais de 1,9 milhão de pessoas.