Tomaram posse, nesta terça-feira (29), os novos membros do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conem), durante reunião realizada na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). Os novos conselheiros, representantes de secretarias de Estado, de órgãos públicos e da sociedade civil, atuarão no próximo biênio, auxiliando na prevenção, fiscalização e repressão ao uso de entorpecentes.

Na posse, o novo colegiado traçou diretrizes de atuação prioritárias para os próximos anos de gestão. “É preciso traçar metas para tentar aproximar o conselho da comunidade com projetos piloto voltados para a população carente, já que muitas pessoas ainda não sabem da existência do órgão”, destacou a conselheira e promotora de Justiça, Iara Silva.

Estimular a criação de conselhos municipais, ampliar as discussões sobre a Política Estadual de Drogas e repensar o papel de articulação do conselho foram algumas das metas elencadas. Também será analisada a criação de um Conem itinerante, com a proposta de visitar escolas e comunidades carentes e capacitar os professores para serem agentes multiplicadores dessas informações.

Como o conselho é composto por órgãos que atuam tanto na área da saúde, quanto na área criminal, também foi definido como necessária a troca de experiências entre essas duas esferas para possibilitar que os conselheiros tenham conhecimento sobre o quadro atual do estado, na área da prevenção e repressão. Cada instituição vai apresentar informações sobre o seu campo de atuação para os demais membros do Conem.