O Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) prevê para as regiões oeste, sul do São Francisco, sudoeste e sul da Bahia, desta sexta-feira a domingo (25 a 27), céu nublado a parcialmente nublado, podendo ocorrer chuvas com intensidade moderada a fraca.

A meteorologista Maryfrance Diniz explica que isto ocorre devido à faixa de umidade que se estende desde o Sul da Amazônia até o Sudeste do Brasil, o que intensifica a nebulosidade e favorece a ocorrência de chuvas. “Neste trimestre (setembro, outubro e novembro), com a chegada da Primavera, começa o período chuvoso na porção oeste da Bahia, mas as chuvas que podem ocorrer serão influenciadas apenas por esta faixa de umidade”.

Já nas regiões norte e nordeste da Bahia, o céu deve permanecer claro. Na Chapada Diamantina e Recôncavo, incluindo Salvador e região metropolitana, o céu deve ficar parcialmente nublado a claro, podendo ocorrer chuvas fracas e isoladas. As precipitações devem acontecer principalmente à noite e nas primeiras horas da manhã. Nestas regiões, isso acontece devido à umidade vinda do Oceano Atlântico em direção ao continente.

As temperaturas mais elevadas deverão ser registradas nas regiões oeste, São Francisco e norte, variando entre mínimas de 19ºC a 21°C e máximas de 30ºC a 34°C. Na Chapada Diamantina e sudoeste, espera-se que as mínimas cheguem a valores de até 13ºC. No sul e Recôncavo, as temperaturas seguem estáveis entre 19ºC e 31°C.

Índices de Radiação Ultravioleta

Com a chegada da Primavera, os dias permanecem mais ensolarados, aumentando os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs). De sexta a domingo, estes índices devem variar de 10 a 12. Diniz afirma que os valores fazem parte das categorias Muito Alto e Extremo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). “É recomendável ter cuidados com a pele e os olhos, como por exemplo, a utilização de protetor solar, boné e óculos de sol”, indica.

Maré

A maré alta deve variar de 1,4 a 1,6 metros de altura, atingindo seus máximos por volta das 10h e das 22h. As alturas mínimas deverão ocorrer entre às 3 e 15h, com valores variando entre 0,7 e um metro. A previsão de ondas indica que elas terão agitação de fraca a moderada, com altura máxima chegando a dois metros.