Os próximos três meses (setembro a novembro), período que compreende a Primavera, estação das flores e uma das mais esperadas do ano, terá predominância de sol, em Salvador e região metropolitana. Mas, segundo a previsão divulgada, nesta terça-feira (22), pelo Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), pode ocorrer chuvas de intensidade fraca em áreas isoladas, em decorrência dos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico.

De acordo com a meteorologista Maryfrance Diniz, a estação da Primavera é caracterizada pela redução de chuvas na capital. “O período chuvoso, em Salvador, é de março a julho. No próximo trimestre, a tendência é de que as precipitações ocorram em torno da média histórica em toda a Bahia”.
Diniz diz ainda que durante a estação, de acordo com a climatologia, o volume de chuvas esperado para a capital não deve ultrapassar os 118mm. Já nas demais regiões do estado, o volume de chuva não deve ultrapassar 200mm.

Ainda segundo a meteorologista, na Primavera é que se inicia o período de seca na região do semiárido, onde os volumes acumulados de precipitação variam entre 25mm (no extremo norte) e 200mm (centro-sul e oeste da Bahia).

Esse trimestre também marca o início do primeiro período chuvoso nas regiões oeste, São Francisco, sudoeste e sul, onde são registrados volumes acumulados variando entre 100mm e 200mm, com destaque para os municípios em torno de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Caetité, Jequié, Santa Maria da Vitória, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

No mês de agosto e início de setembro, as Temperaturas da Superfície do Mar (TSM) no Oceano Pacífico Equatorial variaram entre 0,5°C e 1,5°C, valores acima da média histórica. Esta condição indica a configuração do fenômeno El Niño, que vem se repetindo desde o mês de julho. A tendência para os próximos meses é que as temperaturas permaneçam e este fenômeno continue em evolução na região do Pacífico Equatorial.

A meteorologista ressalta que o El Niño não influenciará significativamente na ocorrência das chuvas no estado durante o próximo trimestre. “O período entre os meses de fevereiro e maio é aquele em que o fenômeno El Niño influencia as condições do tempo, reduzindo o volume das chuvas, principalmente na faixa centro-norte do Nordeste brasileiro, compreendendo grande parte dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e norte da Bahia”, explica.