Após dois meses de início da especialização em Saúde da Família com Ênfase na Implantação das Linhas de Cuidado e da especialização em Gestão da Atenção Básica com Ênfase na Implantação das Linhas de Cuidado, foram realizadas avaliações dos cursos, a partir da opinião dos especializandos. De acordo com os estudantes, as especializações estão sendo positivas no seu desenvolvimento.

Quanto às discussões e reflexões produzidas durante os momentos presenciais no núcleo microrregional para o processo de aprendizagem no curso, dos 324 especializandos que responderam à pesquisa, 59,9% consideraram ótimas as discussões e reflexões produzidas pelo curso, 34% acharam boas e apenas 4,9% consideraram as discussões regulares ou insatisfatórias (1,2%).

Entre os 329 especializandos que responderam à questão sobre como avaliavam os resultados alcançados a partir da realização das tarefas propostas no curso quanto à mudança de práticas no seu local de trabalho, 60,5% acharam bons os resultados alcançados até o momento, 15,2% dos especializandos acharam ótimos os resultados alcançados, ficando com avaliação regular para 22,5% dos especializandos ou insatisfatória para apenas 1,8%.

Para esses dois últimos grupos, alguns dos motivos apontados foram as dificuldades quanto às condições de trabalho, a alta rotatividade dos trabalhadores e o pouco tempo de curso para conseguir verificar melhores resultados na realização das tarefas propostas.

Os cursos visam estimular os especializandos a refletir, discutir e mudar suas práticas na Estratégia de Saúde da Família. São espaços de discussão, análise e pactuação entre trabalhadores e gestores, que juntos estudam a partir das situações reais de trabalho e procuram soluções para os problemas enfrentados na atenção básica dos municípios e de suas microrregiões.

Atividades

Além das tarefas em ambiente virtual de aprendizagem, os especializandos contam com atividades em momentos presenciais nos núcleos microrregionais de educação permanente e implantação das linhas de cuidado.

Os cursos são fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), através da Diretoria de Atenção Básica e da Escola Estadual de Saúde Pública, Universidade Aberta do SUS (Unasus/MS) e Grupo Hospitalar Conceição. São 310 trabalhadores e 127 gestores distribuídos nas 28 microrregiões da Bahia que se reúnem desde maio para o desenvolvimento das atividades.