O Governo do Estado, por meio das Secretarias da Saúde (Sesab) e da Fazenda (Sefaz) assina, nesta segunda-feira (21), Protocolo de Intenções com a Caixa Econômica Federal e a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), para abertura de linhas de crédito destinadas a hospitais privados e filantrópicos credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A solenidade será às 11h, no Salão de Atos da Governadoria (CAB). Serão duas linhas de financiamento: uma para capital de giro, outra para investimento fixo.

Em reunião, nesta sexta-feira (17), na Sesab, foram acertados mais detalhes para a assinatura do protocolo, que prevê linhas de crédito com características especiais, voltadas para a necessidade dos hospitais. Os programas são, por parte da Caixa Econômica Federal, a Caixa Giro SUS (capital de giro) e Caixa Hospitais, de investimento fixo. Esta última linha, destinada à compra de equipamentos novos ou peças de reposição. A Desenbahia dispõe de juros baixos e escalonados a depender do porte da instituição.

A concessão de crédito para os hospitais resulta de um pleito encaminhado pelo secretário da Saúde, Jorge Solla, à Desenbahia, atendendo a demanda por parte dos setores filantrópico e privado de saúde, com o objetivo de garantir mais acesso às ações e serviços de saúde do SUS. As instituições a serem beneficiadas integram a rede complementar de estabelecimentos de saúde e atendem a uma parcela significativa da população.