LOCAL: Município de Abaíra, no território de identidade da Chapada Diamantina, a 592 quilômetros de Salvador.
DATA: 10.09.09 (quinta-feira)
HORÁRIO: 14h30

O QUE É: Inauguração de duas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e de um Centro Digital de Cidadania (CDC), além da entrega de conjuntos de equipamentos de proteção individual (EPI) e de combate a incêndios para 150 brigadistas. Na oportunidade acontece visita às obras de reforma do Mercado Municipal e ao 12º Festival da Cachaça Abaíra.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

UNIDADES: Contaram com um investimento total de R$ 278,5 mil para a construção e compra de equipamentos, beneficiando toda a população de Abaíra. A estrutura segue um padrão e inclui hall de espera, administração, sala de reunião, farmácia, consultórios de enfermagem, médicos e odontológicos, salas de curativo e sutura, esterilização, imunização e coleta, depósito de material de limpeza, copa e sanitários. As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, dentista e agentes comunitários de saúde.

SAÚDE DA FAMÍLIA: O programa federal, executado em parceria com os estados e municípios, é uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Em maio do ano passado, o Governo do Estado e 93 prefeituras municipais assinaram convênios visando a construção de 94 novas unidades do Programa Saúde da Família e a reforma de mais 59 unidades. Os recursos a serem investidos são do tesouro estadual e somam R$ 16 milhões, sendo a contrapartida dos municípios equivalente a 10% do valor da obra e na compra dos materiais e equipamentos para o adequado funcionamento de cada unidade. Com essas edificações, mais aquelas concluídas nos últimos dois anos e outras com obras já em curso e a serem iniciadas, a Bahia contará com mais de 400 unidades de Saúde da Família até o ano de 2010, beneficiando mais de 1,4 milhão de baianos.

ATENÇÃO BÁSICA: A construção de novas unidades do PSF representa uma mudança na postura do Governo do Estado, que durante muito tempo considerou a atenção básica à saúde na Bahia como exclusiva responsabilidade de cada município, o que não acontece agora. Através da Política Estadual de Atenção Básica, denominada Saúde da Família de Todos Nós, uma série de iniciativas vem sendo desenvolvida, como: apoio institucional e técnico por meio de visitas técnicas, seminários e oficinas realizadas em mais de 250 municípios; apoio e indução a expansão do acesso à assistência básica em saúde, melhorando a qualidade, normatização, supervisão, avaliação e monitoramento do serviço; aumento de 35% do valor pago como contrapartida estadual a cada uma das equipes do PSF; remapeamento das áreas quilombolas, indígenas, populações assentadas e rurais para seleção de novos agentes comunitários de saúde; capacitação dos municípios para conseguir recursos.

CDC: Localizado no Colégio Municipal de Abaíra, conta com 10 computadores ligados à internet banda larga, equipados com softwares livres e impressora. Os CDCs são disponibilizados por meio do programa Cidadania Digital, que já implantou mais de 700 unidades em mais de 400 municípios baianos, contemplando bairros periféricos, assentamentos rurais, comunidades de quilombolas, afro-descendentes e indígenas. Considerado a maior iniciativa estadual de inclusão digital do Brasil, o programa está em amplo crescimento e até o final deste ano contará com mais de mil CDCs, que estarão presentes em todos os 417 municípios baianos. A rede de Centros Digitais de Cidadania tem mais de 110 mil acessos diários e qualquer cidadão pode utilizar gratuitamente esses serviços.

CIDADANIA DIGITAL: Por meio do programa, o Governo do Estado pretende tirar a Bahia do incômodo 20º lugar em inclusão digital entre os estados brasileiros. Sua importância é reconhecida nacionalmente. Em 2008, ele foi contemplado com o Prêmio A Rede como melhor programa estadual de inclusão digital do Brasil. Foi o segundo prêmio de relevância nacional conquistado em dois anos. Em 2007, o programa venceu o Top Social, considerado um dos mais importantes prêmios de responsabilidade social do Norte e Nordeste. O principal público beneficiado pelo programa é de baixa renda. Dados do Sistema de Cadastro do Cidadão apontam que quase 90% dos usuários têm renda familiar de até dois salários mínimos. O sistema também revela que os jovens são o público prioritário do Cidadania Digital: 67% dos usuários têm até 21 anos de idade e 93% do público freqüenta escola pública.

EQUIPAMENTOS: Serão distribuídos para as Brigadas Voluntárias de Rio de Contas (20), Piatã (20), Seabra (25), Palmeiras/Iraquara/Lençóis (35), Morro do Chapéu (25) e Miguel Calmon (25).

REFORMA: As obras no mercado municipal compreendem ainda a cobertura da feira livre, totalizando uma área de 1.120 m². Cerca de 60% dos serviços já foram executados. O investimento do Governo do Estado é de aproximadamente R$ 463 mil.

FESTIVAL: Acontece entre os dias 9 e 11 deste mês e contará com o “Seminário de Desenvolvimento da Indicação Geográfica”, sobre o futuro da cachaça Abaíra. O histórico da cachaça, técnica de manejo e cultivo da cana-de-açúcar, aproveitamento do bagaço na alimentação animal, adubação de solo e comercialização do produto são alguns dos temas que serão discutidos. No evento, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) debaterá alternativas para a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, por meio de mesas redondas, além de manter um estande que prestará assistência técnica a agricultores familiares.

ABAÍRA: Com população estimada em 8.851 habitantes e extensão territorial de 578 quilômetros quadrados, tem como principal atividade econômica a agricultura (banana e laranja) e a pecuária (aves e bovinos).