O Centro Cirúrgico do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), gerenciada pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), começou a funcionar na manhã de sexta-feira (4), com a realização da primeira cirurgia eletiva.

A equipe, coordenada pelo cirurgião Breno Cavalcante, considerou exitosa a cirurgia da jovem de 17 anos, que sofria com cálculos na vesícula e já aguardava pelo procedimento há três meses. “Podemos considerar um sucesso a nossa primeira cirurgia. Foram encontrados quatro cálculos, o que causava muita dor à paciente”, explicou o médico. A jovem, que mora no bairro Jardim Flórida, em Juazeiro, teve alta no domingo (6).

Já estão agendadas outras cirurgias eletivas para esta semana. Os pacientes que necessitam de cirurgia são encaminhados pelos médicos da rede municipal de Saúde, por meio das Unidades Básicas, ao ambulatório cirúrgico do HRJ. Após exames e avaliação pré-cirúrgica, a data da cirurgia é agendada pelo hospital. “Estamos satisfeitos em poder oferecer mais um serviço à população de Juazeiro e norte baiano. São etapas importantes para que, em breve, possamos funcionar plenamente, oferecendo mais serviços aos usuários do SUS”, afirmou o superintendente do hospital, Rodrigo Marques.