A Secretaria da Saúde do Estado, por meio do Sistema Estadual de Transplantes, realiza desta quarta a sexta-feira (16 a 18), das 8h30 às 17h, no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), o Encontro de Especialidades em Transplantes, contemplando as áreas de enfermagem, psicologia, serviço social, terapia ocupacional e fisioterapia.

O objetivo é capacitar profissionais da área da saúde para as atividades relacionadas à captação e transplante de órgãos, que ainda são pouco difundidas, inclusive nas universidades.

O Programa Estadual de Transplante atinge atualmente 20 municípios baianos, alguns com o sistema já implantado e outros em fase de implantação, tornando o treinamento dos profissionais da saúde cada vez mais importante e necessário.

A assistente social do programa, Sílvia Bandeira, informa que a coordenação do Sistema Estadual de Transplantes está incentivando a formação de Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTTs) em todas as unidades hospitalares com mais de 80 leitos, conforme determinação do Ministério da Saúde.

O encontro de Especialidades em Transplantes será iniciado na quarta-feira (16), com o Encontro Baiano de Enfermagem. Na quinta (17), acontece o 2º Encontro Estadual de Psicologia e Serviço Social. Encerrando a programação, na sexta-feira (18), haverá o Encontro Baiano de Fisioterapia e Terapia Ocupacional em Transplantes.

Todos os encontros são abertos para profissionais e estudantes das áreas da saúde e terão entre os palestrantes os coordenadores do Sistema Estadual de Transplantes, Eraldo Moura, do Centro de Transplante de Medula Óssea, Marco Aurélio Salvino, e do Banco de Olhos da Bahia, Márcia Souza.