A nona edição do projeto Voluntários do Sertão está levando saúde e cidadania à população da região do município de Mortugaba, no Sudoeste baiano. Até sexta-feira (25), mais de 350 voluntários, entre médicos, cirurgiões, dentistas, enfermeiros, psicólogos, cabeleireiros, pilotos, motoristas, cozinheiros, auxiliares administrativos e populares, oferecem seus serviços à comunidade da região.

Com o apoio do governo estadual e da prefeitura de Mortugaba, a pretensão é realizar até o final do evento 16 mil atendimentos, dentre os quais mil cirurgias de catarata.

“Acho que vou ficar boa, que vou enxergar melhor”, afirmou Ana Lira de Jesus, moradora de Condeúba, que aguardava para ser atendida. Outra beneficiada foi Isaulina Sobral, de Mortugaba. “Vim aqui fazer exame de vista e fui bem atendida pela equipe”, disse.

No apoio ao projeto, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) cedeu equipamentos para montagem dos postos de atendimento e disponibilizou insumos e medicamentos para a realização das cirurgias, além de veículos para transporte dos pacientes.