A 1ª Conferência Territorial de Saúde Ambiental será realizada neste sábado (26), em Vitória da Conquista, a partir das 8h, no Pólo de Educação Permanente em Saúde, com a participação de representantes dos Territórios de Identidade número 20 – Vitória da Conquista – e número oito – Itapetinga. O evento é uma das etapas da 1ª Conferência em Saúde Ambiental, que tem como tema A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis.

A Plenária do Território de Identidade número 11, oeste baiano, será realizado terça-feira (29), em Barreiras, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, situado na Praça Landulfo Alves, no Centro. O objetivo destas conferências é discutir os impactos causados pela ação humana sobre a natureza que têm gerado problemas cada vez mais graves sobre a saúde humana e os ecossistemas do planeta.

Estes impactos, associados às desigualdades sociais e econômicas, apontam para o esgotamento dos recursos naturais e para os processos acelerados de desertificação, a intensificação de eventos climáticos extremos, a crise urbana relacionada à carência de serviços de saneamento básico, habitação, transporte e segurança pública, a poluição química de ambientes urbanos e rurais e a emergência e reemergência de doenças.

Os impactos causados por esses problemas vão além das fronteiras locais e seus efeitos são produzidos e sentidos pelas populações. A busca de soluções para este quadro diversificado requer a formulação e gestão de políticas públicas interdisciplinares, integradas, intersetoriais, participativas e territorializadas.

Organização

A Comissão Organizadora da 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental é integrada por representantes indicados pelo Conselho Estadual de Saúde, Conselho Estadual do Meio Ambiente, Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Conselho Estadual das Cidades, Conselho Estadual de Educação e Conselho Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

Além da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), estão representadas a Casa Civil e as secretarias estaduais de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), Relações Institucionais (Serin), Planejamento (Seplan); Meio Ambiente (Sema) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur).