Seis ocorrências policiais foi o total computado no Posto Policial do Estádio de Pituaçu e na Delegacia Móvel, estacionada no entorno do local do evento esportivo, na noite desta quarta-feira (09), durante a partida entre Brasil e Chile. Foram dois furtos e duas ações de cambistas do lado de fora do estádio. Uma pessoa ouvida após desacatar um policial e outra flagrada usando drogas também foram conduzidas àquelas unidades da Polícia Civil.

Para o chefe de gabinete da Secretaria da Segurança Pública (SSP), delegado Arthur Gallas, os 1,6 mil policiais militares utilizados para fazer o policiamento ostensivo da partida, além dos 250 policiais civis, entre eles 82 investigadores, 17 delegados e quatro escrivães que estavam dentro e fora do estádio, garantiram a tranquilidade e segurança dos torcedores.

Gallas destacou ainda a organização e a triagem feitas pelos policiais no acesso ao estádio. “O policiamento foi tão bem preparado que não deu margem ao aparecimento de cambistas e ambulantes, que geralmente tumultuam entradas dos estádios”, observou.

A atuação das policias ontem foi uma prévia do planejado para a Copa de 2014. Dois destaques do planejamento foram a delegacia móvel, que facilitou o registro de ocorrências, e o Juizado Especial Criminal, instalado dentro do estádio, onde um delegado, um promotor e um juiz trabalharam em conjunto.