Publicada às 16h50

Atualizada às 17h50

A unidade do SAC instalada no Salvador Shopping superou a marca de 58 mil atendimentos após três meses de funcionamento. O posto oferece 163 serviços por meio de dez órgãos públicos instalados e postos bancários. Desde maio deste ano, foram emitidas mais de 11,9 carteiras de identidade, 1,5 mil certidões de nascimentos, 4,2 mil passaportes e 4,8 mil antecedentes criminais.

Também tiveram procura os serviços de habilitação (7,4 mil atendimentos), os atendimentos no Procon (4,9 mil) e os serviços de CPF (2,4 mil emissões de primeira via, alteração de endereço, entre outros).

“A inauguração do novo posto teve como objetivo ampliar o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), em atenção à demanda criada pelo crescimento populacional de Salvador em mais de 600 mil habitantes na última década, segundo dados do IBGE”, explica o secretário Manoel Vitório.

O SAC Salvador Shopping é a terceira unidade da rede inaugurada na cidade, após um período de 10 anos sem expansão na capital. Anteriormente, já haviam sido implantados dois postos, nos bairros de Pernambués e Pau da Lima. O posto Salvador Shopping funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 19h, e aos sábados, das 9 às 14h.

Além disso, tanto as unidades do Salvador Shopping, Pernambués e Pau da Lima, quanto o novo Ponto Cidadão, inaugurado em agosto deste ano, no município de Mucugê, seguem o novo padrão de compartilhamento de custos de implantação, a fim de viabilizar a expansão da rede SAC com valores mais moderados para a administração estadual.

A parceria com a iniciativa privada e com prefeituras municipais foi a fórmula encontrada pelo Governo do Estado para garantir o aprimoramento no padrão de atendimento nos postos dos shoppings centers e a expansão da rede para os bairros mais populares, além da necessidade de incorporação de novas tecnologias de gestão.

Rede SAC

A Bahia conta, atualmente, com 35 unidades da rede SAC, com capacidade para realizar, mensalmente, 72 mil atendimentos. São 28 postos (11 na capital e 17 no interior), além das cinco unidades compactas do Ponto Cidadão, implantadas nos municípios de Central (semiárido), Presidente Tancredo Neves (Baixo Sul), Inhambupe (Agreste), Mucugê (Chapada Diamantina) e Cruz das Almas (Recôncavo) e duas carretas do SAC Móvel.

No ano passado, foram mais de 11 milhões de atendimentos realizados em Salvador e no interior. Atualmente, a rede SAC oferece 622 serviços, sendo emissão de carteira de identidade o que concentra a maior demanda. Só em 2008, foram atendidas mais de 900 mil pessoas para emissão deste documento.

Outros serviços também tiveram alta de procura neste mesmo período, a exemplo de Intermediação para o Trabalho (900.762), Seguro Desemprego (446.012), emissão de carteira de trabalho (230.313) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (181.262).