A forma de trabalho do SineBahia – serviço de intermediação de mão-de- obra do Governo do Estado –, de respeito à dignidade do trabalhador, ampliando a sua capacidade profissional e elevando a sua autoestima, foram os pontos destacados pelo ministro de Trabalho da República Dominicana, Max Puig, ao visitar, nesta quarta-feira (9), a unidade central do órgão, em Salvador.
"Observamos como funciona o serviço, que atende com qualidade o trabalhador e contribui na eficiência e produtividade das empresas. Aqui, o candidato a uma vaga de emprego não é descartado na pré-seleção e também não fica com a sua autoestima em baixa, pois ele recebe uma orientação e ainda participa de diversas oficinas de trabalho", afirmou o ministro.
Além de conhecer a metodologia empregada pelos baianos na integração das ações de qualificação e intermediação de mão-de-obra, o dominicano foi informado sobre os diferentes programas e ações implantados pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Cooperação – Acompanhado do subdiretor regional da OIT para América Central, Virgilio Levaggi, e da diretora da OIT no Brasil, Laís Abramo, Max Puig percorreu todas as dependências da unidade ouvindo dos técnicos as formas de atendimento.
Para Levaggi, é possível a cooperação entre a Bahia e outros países da América Latina e Central. "Existem semelhanças demográficas e produtivas, além de uma cultura quase comum entre nós. Algumas ferramentas utilizadas pela Setre podem se adequar a outras realidades internacionais, daí que estamos realizando esta visita de trabalho".
Lais Abramo disse que o interesse dos visitantes em conhecer o SineBahia deve-se à maneira como o processo de capacitação de vagas e colocação do trabalhador acontece. "A integração da qualificação com a intermediação e o seguro-desemprego também são fatores significativos deste sucesso. Por isso, este interesse constante de diversas representações internacionais em visitar a unidade central de Salvador".
A comitiva assistiu, no auditório da Setre, às apresentações das Câmaras Temáticas que cuidam dos oito eixos prioritários da Agenda Bahia do Trabalho – trabalho doméstico, segurança e saúde do trabalhador, juventude, erradicação do trabalho infantil, serviço público, promoção da igualdade, erradicação do trabalho escravo e biocombustiveis.
Recepcionaram a comitiva, o secretário Nilton Vasconcelos, a superintendente do Desenvolvimento do Trabalho, Maria Thereza, e a assessora especial da Setre e coordenadora da Agenda do Trabalho Decente na Bahia, Patrícia Lima.
Modelo
Inaugurada em janeiro de 2008 pelo Governo da Bahia, a unidade central do SineBahia, localizada na Avenida ACM, tem 1.500 metros quadrados e capacidade para atender uma média de mil trabalhadores por dia.
Oferece cursos de capacitação, serviço de psicologia, central de captação de vagas, serviço de consultoria para atendimento às empresas, central de convocação e administração de vagas, capacitação social e profissional, programa de empregabilidade de pessoas com deficiência (PcD), atendimento a micro e pequenas empresas, e infraestrutura disponível para empresas. O Sinebahia também dispõe de acomodações confortáveis para que as empresas possam realizar processos seletivos.
Resultado da parceria entre a Setre e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) o serviço está presente em 109 municípios do estado. Em Salvador, funciona ainda nos shoppings Barra, Salvador e Iguatemi e nos SAC’s do Comércio, Liberdade, Cajazeiras, Periperi, Pau da Lima e Pernambués.