O Serviço Estadual de Intermediação para o Trabalho (SineBahia) entregou certificado a 39 trabalhadores que participaram da primeira turma do curso de capacitação interdisciplinar oferecido pela unidade central. A ação teve carga horária total de 50 horas e contemplou habilidades básicas muito requisitadas atualmente pelo mercado de trabalho – informática, telemarketing, técnicas de redação, matemática básica e técnicas de vendas.

O gerente do SineBahia, Joviniano Queiroz, acredita que relacionando essas competências em apenas um curso haverá ampliação das chances de empregabilidade entre público qualificado.  “As competências trabalhadas são úteis a várias funções, principalmente dentro dos setores de comércio e serviços – os que mais empregam por meio do SineBahia na capital. Operadores de caixa, vendedores de loja, teleoperadores e outros profissionais de atendimento, por exemplo, terão um diferencial com a soma dessas habilidades“, explicou Queiroz.

Para comprovar a eficiência do novo modelo, Joviniano apresentou o bom resultado alcançado pela turma no primeiro processo seletivo, realizado logo após a certificação. “Dos 39 trabalhadores capacitados, 22 foram aprovados em seleção e já garantiram vagas em duas empresas do segmento de contact-center. Para nós, essa resposta imediata mostra que não há como pensar a intermediação sem sanar as carências mínimas de conhecimento do trabalhador. É baseado nessa integração de ações que o SineBahia, em menos de dois anos, tem conseguido resultados históricos”.

O curso será ministrado regularmente na unidade central, juntamente com outras oficinas e atividades de capacitação com duração menor. Para ter acesso, basta que o trabalhador manifeste interesse no setor de atendimento durante a pesquisa diária de vagas. É necessário apresentar RG, CPF e Carteira de Trabalho, além dos comprovantes de residência e escolaridade. A solenidade de entrega aconteceu na sexta-feira (4).