“Saúde no trânsito. Nossa atitude faz a diferença”. Com esse slogan, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da diretoria de Vigilância Sanitária, lança nesta sexta-feira (25) uma campanha de redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito, tendo como foco principal os motociclistas. A solenidade será às 9h, no auditório do Centro de Atenção à Saúde Professor José Maria de Magalhães Netto (CAS), próximo ao Iguatemi.

A iniciativa é realizada em parceria com o Detran-BA, Transalvador, Polícia Rodoviária Federal, Derba, Serviço Nacional de Aprendizagem Transporte (Sest/Senat), Polícia Militar da Bahia e secretarias municipais da Saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que no mundo os acidentes de transportes provoquem anualmente a morte de 1,2 milhão de pessoas e deixem outras 50 milhões feridas.

Ainda segundo a OMS, nos próximos 20 anos esses números devem aumentar mais 65%, caso não sejam adotadas medidas de prevenção. Segundo dados da Sesab, em 13 anos (1996 a 2008), morreram 18.582 pessoas devido a acidentes de transportes na Bahia, representando quase 3% do total de óbitos ocorridos no mesmo período e constituindo-se na segunda causa de morte dentro do grupo das causas externas.

Custos para o SUS

A subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (Dant) da Sesab, Ana de Fátima, explica que as motocicletas se constituem na segunda causa de acidentes no trânsito. A utilização cada vez maior de motocicletas como transporte urbano levou o Ministério da Saúde a eleger os motociclistas o alvo principal, este ano, das campanhas da Semana Nacional do Trânsito.

De acordo com o ministério, acidentes com motociclistas e acidentes envolvendo pedestres e ocupantes de automóveis são os três tipos de acidentes de transportes que gastam mais recursos de internação hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia – em 2007 representaram R$ 2,4 milhões.

Dados apurados pelo Detran, em 2007, indicam que na Bahia o número de acidentes com vítimas alcançou 6.068, envolvendo 7.533 pessoas, sendo 7.145 vítimas não-fatais e 388 fatais. As principais vítimas fatais foram pedestres (28,9%), passageiros (27,6%), condutores (19,6%) e motociclistas (15,5%).

O Detran registra também que, entre 1998 e 2008, a frota de motocicletas foi a que mais cresceu – enquanto a frota de automóveis aumentou 100%, a de motocicletas cresceu quase 9 vezes, passando de 52 mil, em 1998, para 490 mil unidades no ano passado.

Atividades da campanha

A campanha de redução da morbimortalidade por acidentes de motocicletas será realizada entre os dias 28 deste mês e 9 de outubro. A programação terá início com um curso sobre Educação no Trânsito, Saúde e Prevenção de Acidentes de Trânsito – de segunda (28) a 2 de outubro, na sede do Sest-Senat, na Pituba, voltado para técnicos dos órgãos envolvidos na campanha, que atuarão como multiplicadores.

Entre os dias 5 e 9 de outubro acontecerão abordagens educativas de condutores nos principais pontos críticos das rodovias federais, estaduais, vias de entradas e saídas de Salvador e logradouros de Salvador.

As abordagens, que incluem orientações e distribuição de material educativo para os motoristas, contemplarão, entre outros locais, a avenida Paralela, Terminal Marítimo de São Joaquim, avenida Suburbana, orla, rodovia Ilhéus/Itabuna, Linha Verde, rodovia Bom Despacho/Nazaré das Farinhas, via Parafuso (Cia/Camaçari) e BR-324 (próximo ao posto da Polícia Rodoviária).