Uma programação especial voltada para o público de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais e Simpatizantes (LGBTS) será realizada nas cidades americanas de San Francisco, nesta terça-feira (15), e Miami, na quinta-feira (17), pela Empresa de Turismo do Estado (Bahiatursa), em parceria com o governo de Pernambuco. Para melhorar a competitividade neste mercado, o Governo do Estado intensificou as campanhas para este tipo de público no Brasil e no exterior.

Outra ação do governo para estimular o turismo para o público LGBTS foi a realização de um curso de capacitação, organizado pela Secretaria de Turismo da Bahia. A iniciativa beneficiou cerca de 40 profissionais que atuam em hotéis, pousadas, bares e restaurantes da capital baiana. Eles participaram de cursos de 40 horas voltados para a melhoria do atendimento ao público que possui esse perfil.

Fora do país, os norte-americanos representam o principal alvo da Bahiatursa para divulgação da Bahia como opção para o Turismo Gay-friendly. Em 2008, o número de turistas vindos dos Estados Unidos para a Bahia cresceu 343%, saltando de uma média de 2,6 mil visitantes/ano (entre 2003 e 2007), para 15 mil.
Grupo investe R$ 1 milhão em espaço para público GLS em Salvador.

Com poucos espaços destinados ao público LGBTS, Salvador vai ganhar um novo clube, cujo investimento é de R$ 1 milhão. O San Sebastian, que traz em seu conceito novidades de som e iluminação, vai funcionar na rua da Paciência, no bairro do Rio Vermelho, considerado o mais boêmio da capital baiana. A inauguração do espaço está programada para o dia 26 deste mês.

Segundo os responsáveis pelo empreendimento, a boate funcionará somente aos sábados com uma festa fixa batizada Blessed Night. O espaço terá uma estrutura de três andares, com capacidade para atender 700 pessoas. No primeiro andar, os clientes poderão aquecer as turbinas, com o bar lounge; no segundo e terceiro andares ficarão as cabines dos DJs, a pista de dança e um camarote.

Segundo o empresário Valdeck Junior, um dos empreendedores da casa, o público de outras capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, também é alvo. “São pessoas que gostam de ambientes sofisticados e requintados e é exatamente isso que estamos propondo”.