No domingo (27), a cultura da Bahia invadiu Paris. Tambores, atabaques, baianas, capoeira, música, religiosidade e muito axé foram os ingredientes da nona edição da Lavagem da Igreja de La Madeleine, evento que retrata a força do sincretismo religioso entre católicos e seguidores do candomblé.

O cortejo começou na Place de La Bourse e continuou pelas principais ruas de Paris, rumo às escadarias da Igreja de La Madeleine. A celebração ao som dos atabaques reuniu baianos, parisienses e brasileiros. Cada um fez seus pedidos e oferendas para em seguida acontecer o banho de flores e alfazema.

A coordenadora da Diretoria de Relações Internacionais da Bahiatursa, Regina Ahmed, acompanhou o evento e se emocionou com as manifestações religiosas em três idiomas: francês, português e iorubá. “Foi emocionante ver as religiões se unindo dentro daquela magnitude que é a Igreja de La Madeleine”, destacou.

A Bahiatursa e a Secretaria Estadual do Turismo, que apoiam o evento, levaram às ruas de Paris um caminhão plotado com fotos da Bahia. Artistas como J. Velloso, Carla Visi e Robertinho Chaves fizeram a multidão cair na folia. Cerca de três mil pessoas participaram da festa.