A Bahia vai sediar, pela primeira vez, o mais importante evento do setor de alimentos e bebidas da América Latina – a Feira Internacional de Serviços e Produtos Alimentícios (Fispal). A feira será de 27 a 30 de outubro, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

A força da economia baiana conseguiu atrair para Salvador a Fispal, que nos últimos seis anos havia sido realizada em Recife, Pernambuco. "Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento do estado e de seus vizinhos, já que a Bahia é um dos maiores produtores de insumos do país", disse o presidente da Brazil Trade Shows (BTS), promotora do evento, Marco Antonio Mastrandonakis.

“A decisão da empresa está ancorada em pesquisa realizada em 2007 junto aos expositores, que apontou a vontade dos clientes em realizar a feira na Bahia. Temos como política de qualidade atender sempre as solicitações dos nossos clientes e aprimorar nosso trabalho para garantir o sucesso do evento”, explica o executivo.

A expectativa é que a feira supere R$ 800 milhões em geração de negócios, com mais de 25 mil visitantes e cerca de 350 expositores nacionais e internacionais, do pequeno ao grande produtor. “O crescimento do mercado nordestino, o forte apelo turístico regional e a consolidação de polos gastronômicos e industriais em vários estados do Nordeste confirmam nosso otimismo”, afirma Mastrandonakis.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro gasta 25% do orçamento voltado à alimentação, com refeições feitas fora do lar, podendo chegar a 30%, em 2012. "A Bahia é um estado muito rico que precisa de novos incentivos para agregar valor aos seus produtos", conclui o executivo da BTS.