O engenheiro ambiental e velejador, Axel Grael, publicou no microblog Twitter que o irmão Torben Grael e sua família ficaram "maravilhados" com a regata Aratu-Maragojipe, realizada no sábado (29), na Baía de Todos-os-Santos.

O bicampeão olímpico de Vela participou da competição a bordo do Saveiro Ideal, construído pelo Mestre Memeu, antigo construtor de embarcações da localidade de Coqueiro, na região do Recôncavo, e ficou na segunda colocação, atrás de Edvaldo Neto, que conduziu o Saveiro Rompe Nuvem.

Ainda na web, desta vez no seu blog pessoal, Axel Grael disse que a iniciativa do Movimento Viva Saveiro, que apoia a cultura e a sobrevivência das antigas embarcações, deve servir de modelo para ação semelhante no Rio de Janeiro.

“Que a iniciativa dos baianos nos inspire a resgatar os barcos tradicionais que ainda existem no Rio de Janeiro. Já perdemos as faluas da Baía de Guanabara, que foram extintas no início do século XX. Estamos unidos ao sonho de Lulu Assumpção, líder comunitária de São Fidélis, no Rio de Janeiro. Ainda há tempo de salvar as últimas pranchas do Rio Paraíba do Sul”, escreveu Axel.