A Bahia foi destaque durante as comemorações do Brazilian Day, no último final de semana em Nova Yorque. A Secretaria de Turismo (Setur) e a Bahiatursa apoiaram o evento que, este ano, foi realizado em dois dias. No sábado (05), durante a Lavagem da Rua 46, a Madison e a 5°Ave, duas das principais avenidas de Nova Yorque, contaram com a presença de 80 baianas vestidas de branco que desfilaram ao som de 50 mulheres percussionistas.

Cerca de 1500 pessoas acompanharam o cortejo até a chegada na Rua 46, onde no palco principal foram recebidas por Carlinhos Brown que comandou a festa. Brasileiros e estrangeiros também tiveram a oportunidade de conhecer algumas comidas típicas da Bahia. As barracas vendiam de tudo, acarajé, abará, vatapá, cocadas, além de artesanato, pinturas e produtos típicos do Nordeste.

Bandanas, camisetas, bolsas, bonés e folheteria com o que a Bahia tem de melhor foram distribuídos durante a festa. A Lavagem da Rua 46 foi destaque no jornal Daily News no dia 5 de setembro.

Orixás – Na semana que antecedeu o Brazilian Day, foi realizada, na galeria de Chashama, uma exposição dos Orixás. Durante cinco dias, o público pôde conhecer o significado de cada Orixá e a importância de cada um deles na cultura baiana. A exposição foi destaque do jornal New York Times no dia 4 deste mês.

Além das comemorações em Nova Yorque, a Bahiatursa vai cumprir, nas próximas duas semanas, uma vasta agenda de compromissos em território americano. Estão sendo realizadas visitas aos operadores de turismo com o intuito de promover os segmentos LGBTS, Golf e Turismo Étnico baianos.

No dia 15 de setembro, a Bahiatursa, junto com a American Airlines e o Governo de Pernambuco, vão estar em San Francisco para lançar um roteiro voltado para o público LGBTS e, na quinta-feira (17), a apresentação vai acontecer em Miami.