A divulgação da Bahia como destino para o Turismo Étnico-afro, nos Estados Unidos, ganhou reforço, nos últimos dias, com a realização de workshops destinados aos operadores e agentes de viagens norte-americanos.

A Secretaria de Turismo (Setur) já apresentou vídeos, documentários e distribuiu material promocional da Bahia nas cidades de Boston e Washington e, nesta terça-feira (29), no workshop, em Chicago.

De acordo com o coordenador de Turismo Étnico-afro da Bahia, Billy Arquimimo, a grande procura por informações sobre a cultura baiana nos workshops de Boston e Washington ajudou a “vender” a Bahia. Ele destaca a apresentação de capoeira da academia Sinhá Capoeira, de Boston, mantida pelo Mestre Chuvisquinho. “Em Washington, uma imensa fila foi formada. Todo mundo queria amarrar uma fitinha do Senhor do Bonfim no braço”, comenta Billy. As fitinhas representam uma nova febre nos circuitos de moda dos EUA.

Para o coordenador, os operadores de turismo afro demonstraram muito interesse na Bahia. “Fizemos 15 apresentações para o público no workshop. Teremos um bom retorno, já que os eventos foram realizados em regiões com grande contingente de negros”.

Toda a divulgação é feita em parceria com o Estado de Pernambuco e os workshops são realizados pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Em 2008, o fluxo de norte-americanos que visitaram a Bahia cresceu 334% em relação ao ano anterior. “Isso está relacionado ao voo Salvador/Miami, iniciado a partir de uma negociação entre o governador Jaques Wagner com a ex-secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, e a direção da American Airlines”, explica Arquimimo.