Quilombolas de todo o estado se reúnem, nesta sexta-feira e sábado (30 e 31) para discutir problemas relacionados às águas dos rios dos locais onde vivem, no município de Carinhanha, situado a 901 quilômetros de Salvador. O evento faz parte do 2º Encontro Pelas Águas, convocado pelo Governo da Bahia e realizado pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá).

Os Encontros Pelas Águas são reuniões temáticas que visam ampliar a construção coletiva das políticas públicas da gestão das águas das bacias hidrográficas no estado e discutir os problemas socioambientais que afetam os povos de campo, marisqueiras e pescadores, comunidades de matrizes africanas, fundo de pasto, gerazeiros, quilombolas e as mulheres.

Além de reunir os quilombolas, os próximos encontros serão com as mulheres, em Rio de Contas, no dia 13 de novembro, povos índígenas (Santa Cruz de Cabrália, dia 27) e comunidades de Fundo de Pasto (Itiúba, dia 4 de dezembro).

Em todos eles, os participantes constroem a Carta Pelas Águas, documento elaborado coletivamente com todas as demandas das comunidades envolvidas e que será entregue ao Governo do Estado.

Programação

Em Carinhanha, o encontro será iniciado na Câmara de Vereadores, na sexta, com solenidade de abertura programada para as 19h, e contará com a participação de quilombolas baianos, representantes do poder estadual, municipal, de Comitês de Bacias e sociedade civil.

A partir das 8h do dia seguinte, os participantes seguem para o Colégio Municipal José Braz Cavalcante, onde se dividirão em grupos temáticos para discutir problemas e propostas relacionados à sustentabilidade ambiental e hídrica das bacias onde moram.