Com projetos implementados em 12 estados brasileiros e em mais de 200 prefeituras em todo o país, o Movimento Brasil Competitivo (MBC), organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) que vem destacando iniciativas voltadas para o aumento da competitividade na esfera pública, incluiu em sua pauta de trabalho o programa de qualificação do gasto público do Estado da Bahia, o Compromisso Bahia, desenvolvido pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb).

O programa foi referendado hoje (22) pelo diretor presidente do MBC, Cláudio Gastal, após conhecer o funcionamento da ação que já qualificou, desde que foi lançado em 2007, mais de R$ 393,3 milhões em corte de desperdícios na máquina administrativa do Estado.

Em seu parecer, Gastal destacou a forma de atuação do programa baiano e os resultados alcançados pelo Compromisso Bahia que atua na supressão de gastos desnecessários nas áreas de licitação, recursos humanos e custeio dos órgãos estaduais. Gastal considerou precisa a metodologia de atuação e explicitou a resolubilidade conquistada pelo programa no período. “Já tínhamos uma avaliação positiva da gestão pública da Bahia, até porque também mantemos parceria em outras frentes de atuação, mas o Compromisso Bahia soou como música em nossos ouvidos, por já apresentar resultados concretos, que nos surpreenderam”, disse.

Para Gastal, o programa já pode ser utilizado como referência para outras administrações públicas do país. “Com a qualificação do gasto, o setor público viabiliza mais recursos para investir nas atividades fins, que é oferecer melhores serviços para a população”, justificou.

O secretário Manoel Vitório afirmou que o Movimento Brasil Competitivo representa uma iniciativa ímpar no cenário da gestão pública nacional por já ter alavancado resultados a partir do acompanhamento sistemático e da transferência de tecnologia para as diversas esferas do poder publico.   “Obter o reconhecimento do MBC para o Compromisso Bahia é uma grande conquista e colabora para a visibilidade da gestão pública baiana no cenário nacional”, comemorou o secretário.

Movimento Brasil Competitivo

O MBC é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), patrocinada por empresas privadas como Votorantim, Gerdau, Nestlé, Petrobras, Odebrecht e Souza Cruz. A organização reúne as funções do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade (PBQP).

No período da tarde, a representação do MBC esteve na Fundação Luís Eduardo Magalhães, para a reunião do Programa Modernizando a Gestão Pública – PMGP do Governo do Estado da Bahia. O programa é resultado de um convênio assinado pelo poder público estadual com o MBC em 2008, com o objetivo de agregar tecnologias de gestão voltadas para o aprimoramento da gestão pública estadual.