Formar e capacitar educadores ambientais para a gestão das águas no país. Este é o objetivo de seminário nacional que acontece em Salvador de terça (6) a quinta-feira (8), promovido pela Câmara Técnica de Educação, Capacitação, Mobilização Social e Informação em Recursos Hídricos, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), em parceria com o Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), órgão gestor das águas no estado.

O evento contempla a implantação da estratégia de educação ambiental vinculada ao Plano Nacional de Recursos Hídricos e o desenvolvimento de capacidades em Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos, possibilitando o diálogo entre os atores da educação ambiental em Comitês de Bacias Hidrográficas, Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos e órgãos estaduais e federais de recursos hídricos, e o fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh).

Além de debater aspectos legais e institucionais para a constituição de espaços de educação ambiental nos Comitês de Bacias e Conselhos Estaduais, o seminário vai dar início ao processo de mapeamento dos núcleos já existentes, a fim de se criar uma agenda conjunta para esses colegiados no Singreh.

Outro objetivo do evento será o de fortalecer as ações previstas no Programa 4 do Plano Nacional de Recursos Hídricos, instrumento de gestão que fundamenta e orienta a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e o gerenciamento das águas do país. O Programa 4 abrange as linhas de Desenvolvimento Tecnológico, Capacitação, Comunicação e Difusão de Informações em Gestão Integrada de Recursos Hídricos.