Uma avaliação sobre os impactos gerados pela mecanização agrícola está sendo realizada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir). A pesquisa se deve ao expressivo número de famílias beneficiadas – cerca de 19 mil – pelos 169 projetos de mecanização do Programa Produzir, que totalizam um investimento de aproximadamente R$ 11,77 milhões de janeiro de 2007 até julho de 2009.

Executado pela equipe de Coordenação de Acompanhamentos de Gestão de Programas, Projetos e Avaliação de Resultados (Agir), o estudo conta com o apoio de técnicos locais do Produzir, bem como dos associados e produtores das comunidades beneficiadas. O trabalho foi dividido em duas etapas e a conclusão da primeira parte está prevista para até o fim deste ano.

A equipe da Agir visitou uma comunidade em cada um dos municípios de Araci, Contendas do Sincorá, Ibipeba, Itaberaba, Morro do Chapéu e Mucugê. Nas localidades, foi aplicado um questionário padrão a chefes das associações beneficiadas com o trator e também a usuários do equipamento, para se obter informações de diferentes pontos de vista.

Entre os objetivos do Projeto Padrão de Mecanização Agrícola do Programa Produzir está a possibilidade de oferecer aos agricultores familiares uma infraestrutura de apoio à produção para melhoria tecnológica e assim conferir maior valor aos produtos agrícolas, aumentando sua produção. A pesquisa, assim que concluída, deve observar se esses objetivos estão sendo alcançados com sucesso.

Segundo a coordenação da Agir, é importante que os agricultores sejam capacitados para a utilização dos tratores e, posteriormente, recebam apoio técnico na manutenção dos equipamentos. Assim, os equipamentos fornecidos pela CAR deverão ter uma vida útil maior e, consequentemente, beneficiarão ainda mais as famílias.

Para a segunda etapa da avaliação, estão previstas visitas às comunidades dos municípios de Angical, Barreiras, Dário Meira, Ibiassucê, Guananbi e Planalto. A intenção, ao entrevistar diferentes fontes em diversas localidades da Bahia, é formar uma visão ampla que contribua para o resultado satisfatório da pesquisa e assim obter elementos que apoiem as ações do Programa Produzir.