Em troca de dois quilos de alimentos não-perecíveis, centenas de baianos prestigiaram na noite desta quinta-feira (15) as apresentações de artistas como Margareth Menezes, Luis Caldas, Gerônimo e Paulinho Boca de Cantor. Os músicos subiram ao palco da Concha Acústica para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, celebrado nesta sexta-feira (16) em todo o mundo.

O show de solidariedade, promovido pela Ação da Cidadania Contra a Fome, em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSB), deu início, também, à campanha Carnaval Sem Fome. A meta das iniciativas sociais é arrecadar cerca de 300 toneladas de alimentos, que serão distribuídos a instituições de caridade, por intermédio da VSB. “Essa ação significa que estamos de mãos dadas com o restante do mundo para combater a fome”, afirmou a primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, em referência aos recentes dados publicados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo as informações divulgadas, mais de um bilhão de pessoas – um sexto da população mundial – passou fome em 2009. Aproximadamente 100 milhões de pessoas a mais do que em 2008.

Além de arrecadar alimentos, a iniciativa buscou ainda levar cultura à população e, ao mesmo tempo, sensibilizar os baianos para a problemática mundial da fome e da miséria. “Hoje sabemos que a falta de alimentos é a principal crise mundial. Ações como essa devem ser cada vez mais incentivadas e divulgadas para refletirmos um pouco mais sobre a questão da fome”, comentou a cantora Margareth Menezes.