A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) lançou o Edital 026/2009 – Pró-Saúde São Francisco do Conde, publicado nesta quarta-feira (7) no Diário Oficial do Estado, destinando recursos para apoiar projetos de pesquisa, de natureza científica, tecnológica ou de inovação capazes de contribuir para a resolução de problemas de saúde da população, predominantemente negra, de São Francisco do Conde. O edital está disponível, na íntegra, no site da Fapesb, www.fapesb.ba.gov.br/apoio/politica-publica/editais_tematicos/gestao-saude/edital_0262009.

A iniciativa é fruto de cooperação entre a Fapesb, Governo do Estado e Prefeitura daquele município. Os pesquisadores devem estar vinculados a instituições de ensino superior ou pesquisa sediadas na Bahia. A apresentação das propostas devem reger-se pelas instruções especiais constantes no edital, em consonância com as orientações do Manual do Pesquisador Outorgado da Fapesb, disponível no endereço eletrônico www.fapesb.ba.gov.br.

A prefeitura de São Francisco do Conde investiu R$ 2,05 milhões em pesquisa para auxiliar no enfrentamento dos desafios que acometem a população local, dentro de uma concepção de gestão pública centrada nas políticas afirmativas. Serão aceitos projetos envolvendo determinantes sociais de saúde, incluindo saúde ambiental e saúde de forma geral, especialmente no que se refere aos problemas que acometem a população negra, que chega a 95% do município.

A Secretaria de Saúde vai disponibilizar, no site do município, Relatórios de Gestão de 2009, além de uma análise da situação de saúde em São Francisco do Conde, informações que poderão contribuir para subsidiar os pesquisadores interessados em apresentar projetos. Os pesquisadores também poderão contar com a colaboração dos servidores daquela secretaria e de outros órgãos da administração municipal para obter os dados e informações necessários à construção dos seus projetos.