LOCAL: Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
DATA: 02.10.09 (sexta-feira)
HORÁRIO: 11h

O QUE É: Assinatura de convênio de assistência técnica e financeira entre a Fundação Casa de Jorge Amado (FCJA) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para execução da primeira fase do projeto “Salve Jorge”.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

SALVE JORGE: Objetiva a digitalização e preservação digital do acervo da Fundação Casa de Jorge Amado, evitando o manuseio e futuro prejuízos dos originais em papel. A primeira etapa do projeto tem duração de seis meses e está orçada em R$ 203,5 mil, sendo R$ 181,5 mil do BNB e o restante são recursos da própria entidade. Nesta fase estão previstos os procedimentos de digitalização, descrição, migração e armazenamento externo de 20% dos datiloscritos e comentários manuscritos pelo escritor baiano, além da conversão e montagem de e-books desse material, visando assegurar uma alta disponibilidade e manuseio digital destes acervos.

FCJA: Foi criada e instituída em 1986 com a finalidade de promover estudos e pesquisas sobre a literatura baiana, com foco na vida e obra do escritor Jorge Amado. A fundação vem se dedicando à preservação, organização e disseminação do acervo documental do escritor, composto por mais de 250 mil documentos, que inclui edições de livros, coleção de fotografias, vídeos, cartazes, correspondências e objetos que se relacionam com o autor e suas obras. O governo estadual é um dos apoiadores da FCJA por meio do Fundo de Cultura da Bahia.