O poeta, escultor e pesquisador Edmundo Ferreira participa, nestas terça (20) e quarta-feira (21), no município de Itororó, da Conferência Territorial de Cultura do Território de Identidade Itapetinga. “O brasileiro tem que valorizar o seu produto. O próprio baiano ainda não acordou para ver o seu potencial. E é através desses encontros que os artistas locais têm a oportunidade de mostrar o seu talento e se tornarem reconhecidos”.

A conferência será aberta às 19h desta terça-feira, com caminhada cultural pelo centro da cidade, exposição de quadros e esculturas e apresentações de Terno de Reis. Após o cortejo, serão iniciados os debates e a apresentação de propostas na Fundação Cultural Cabana da Ponte, que fica na Rua Ruy Barbosa, no centro. Participam representantes e delegados dos 13 municípios da região, além de gestores culturais e a comunidade local.

Para o artista Adilson Ribeiro, 49 anos, há 20 trabalhando na criação de esculturas e móveis rústicos, a conferência estimula o reconhecimento dos profissionais do interior. “Eu já mostrei o meu trabalho em cidades como Brasília e Rio de Janeiro, mas outros colegas, por falta de oportunidade, ainda esperam o dia de exibir suas obras lá fora”.

De acordo com José Antônio Maciel, representante cultural do território, a expectativa dos artistas e da população de Itapetinga é que sejam disponibilizados equipamentos e criados mecanismos para financiar a cultura local. “Eles clamam pela construção de centros culturais, de espaços em que possam praticar as suas atividades”.

Sérgio Ramos, secretário de cultura de Itororó, também comenta a falta de espaços culturais. “É uma das principais carências do território”. Na avaliação dele, além de chamar a atenção do estado para a carência de incentivos ao segmento cultural, a conferência será um momento de reflexão para os artistas locais. “Eles precisam se integrar. É preciso que haja esse intercâmbio, que eles se conheçam mais, se unam em prol da produção cultural”.

Conferências em Jacobina e Itapetinga

Também nesta quarta-feira (20), começa a conferência territorial de cultura do Piemonte da Diamantina, em Jacobina, que termina na próxima quinta-feira (21).

A conferência de Itapetinga, a 13ª que será realizada no estado, encerra a primeira etapa das conferências territoriais. Faltam 13 das 26 conferências previstas. A última delas será no território Metropolitana de Salvador, na capital, dias 7 e 8 de novembro.

Nas conferências territoriais, são debatidas propostas que foram apresentadas pelos municípios nas conferências municipais. Essas propostas vão ser aprimoradas e levadas à 3ª Conferência Estadual de Cultura, em Ilhéus, de 26 a 29 de novembro. Além disso, durante esses encontros, são eleitos os delegados que vão representar o município na Conferência Estadual e na II Conferência Nacional de Cultura, que será realizada de 11 a 14 de março.