Promover uma tarde de música e lirismo para os idosos do Lar Franciscano, no bairro da Saúde. Este é o objetivo do projeto Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), que levará até a instituição dois dos seus grupos de câmara na próxima terça-feira (13). As cameratas Duo Barroco e Opus Lumen apresentarão a música de concerto a partir das 15h e a entrada é gratuita.

Durante os últimos 20 anos, a experiência de se apresentar ao ar livre, levando ao público concertos populares, tornou-se parte da rotina dos músicos da Osba. O projeto, que iniciou em 1982 com apenas três cameratas, hoje conta com sete, maior número desde a sua criação – Trio Pastorale, Quinteto de Metais, Bahia Cordas, Quadro Solar, Opus Lumen, Duo Barroco e Quarteto Novo.

As cameratas vêm mantendo regularidade na sua programação, realizando, em média, três apresentações gratuitas por semana em locais alternativos como hospitais, escolas, igrejas e associações de bairros. A presença das Cameratas pode ser solicitada pelo telefone (71) 3117-4842. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Cultura (Secult), por meio da Fundação Cultural do Estado e Teatro Castro Alves.

A camerata Duo Barroco é formada pelo trompetista Heinz Karl Schwebel e pelo pianista e tecladista Eduardo Torres. Embora possua um repertório barroco com obras dos grandes mestres do período, como Bach, Handel e Vivaldi, o Duo não restringe seu repertório e apresenta obras que vão do século 18 ao 20.

O trio de palhetas Opus Lumen é mais uma das clássicas formações de grupos de câmera. Composto por três instrumentos de sopro que utilizam palhetas para emitir seu som, dois são tocados com palheta dupla – o oboé e o fagote -, e um com palheta simples – a clarineta. É formado pelos músicos Gustavo Seal no oboé, Solamy Oliveira na clarineta e Cláudia Sales no fagote.