A construção do Museu do Semiárido NE 2 será um dos principais temas debatidos neste sábado e domingo (10 e 11), durante a quinta Conferência Territorial de Cultura realizada este ano na Bahia. Nos dois dias, o evento será realizado das 8 às 19h, no Colégio São José, na rua Benício Tomaz, próximo à Estação Rodoviária, em Cícero Dantas.

Localizado próximo a cidades históricas como Canudos e a 230 quilômetros de Salvador, o município reunirá em torno de 400 pessoas para o encontro, entre representantes, delegados e habitantes dos 18 municípios do Território de Identidade, que assistirão também a apresentação de atrações artísticas locais.

A secretária de Educação e Cultura de Euclides da Cunha, Maria Auxiliadora Moura de Oliveira, disse que a criação de um museu contribuirá para a preservação da memória da região. “Cidades históricas como Canudos precisam de um acervo que seja referência nacional”, diz.

O dirigente de Cultura de Cícero Dantas, Carlos Renildo Gonçalves da Silva, diz que uma das principais dificuldades enfrentadas pelo território é a inexistência de uma política pública que incentive a distribuição de verbas para o fomento de atividades culturais. “Precisamos garantir a continuidade dos movimentos artísticos, seja de teatro, dança e canto. Mas, além de recursos, temos que promover a capacitação profissional”.

Na avaliação de Maria Karina Andrade, representante do Semiárido NE 2, outra questão que vai entrar em pauta é a implantação do sistema, plano e fundo municipal de cultura do território. “Só assim, os recursos poderão ser disponibilizados e, consequentemente, serem criadas as bibliotecas e as casas de cultura, por exemplo, o que beneficiaria a classe artística”, frisa.

Além de Cícero Dantas, o município de Santa Maria da Vitória, do Território de Identidade Bacia do Rio Corrente, promove Conferência Territorial neste final de semana. A última Conferência Territorial será nos dias 7 e 8 de novembro, em Salvador.

Durante os eventos, são debatidas propostas que foram apresentadas pelos municípios nas Conferências Municipais. Essas propostas vão ser aprimoradas e levadas à 3ª Conferência Estadual de Cultura, em Ilhéus, de 26 a 29 de novembro. Além disso, durante esses encontros, são eleitos os delegados que vão representar o município na Conferência Estadual e na 2ª Conferência Nacional de Cultura, que será realizada de 11 a 14 de março.