Os domingos do mês de novembro serão recheados de diversão e literatura para toda a família. É o projeto Domingo na Praça que, nesta edição, integrará a Programação do Novembro Negro, e através da Biblioteca Móvel levará contos africanos, o Boi Multicor de Jorge Conceição e o Cordel da Consciência Negra com o cordelista Jotacê para parques e praças de Salvador.

A abertura do projeto, no dia 8 de novembro, terá como cenário as dunas da Lagoa do Abaeté e a garotada poderá ouvir contos africanos e aprender a confeccionar máscaras com a artista plástica e arte-educadora, Marina Sales.

Já no dia 15 de novembro, a diversão será garantida com a participação do Boi Multicor do arte-educador Jorge Conceição, no Dique do Tororó. Em uma de suas histórias, Jorge Conceição reúne o “Saci Príncipe Encantado”, a “Princesa Caipora” e “Zumbi, o Rei dos Palmares”. Na recriação, o Saci possui duas pernas, ao invés de apenas uma, e é dono de uma horta orgânica, cultivada junto com a Caipora, que possui os pés voltados para frente, é flautista e educadora infantil, além de ensinar o caminho de volta àqueles que se perdem nas matas. Recontando estas histórias e muitas outras, Conceição pretende resgatar a autoestima de crianças e jovens afrodescendentes.

No dia 22 de novembro, a Biblioteca Móvel estacionará na Praça Ana Lúcia Magalhães, onde o cordelista Jotacê realizará a produção do Cordel da Consciência Negra. A programação do Domingo na Praça será encerrada no dia 29 de novembro, também na Lagoa do Abaeté, com mais uma apresentação da arte-educadora Marina Sales.

Encontros

Realizado pela Biblioteca de Extensão (Bibex) da Fundação Pedro Calmon/Secult, o Domingo na Praça vem realizando, ao longo do ano, encontros agradáveis para crianças e adultos em diversos cartões-postais soteropolitanos. “É uma oportunidade de passar uma manhã de domingo com a família e desfrutar de atividades divertidíssimas de incentivo à leitura”, relata Gleide Machado, diretora da Bibex e coordenadora do projeto.

Na Biblioteca-Móvel, o público encontra estantes e mesas repletas de livros e revistas, incluindo obras de vários gêneros das literaturas nacional e estrangeira e infanto-juvenil, além de gibis e jornais. São mais de 500 exemplares. Também são instalados, em torno do carro, brinquedos educativos que estimulam o raciocínio, a exemplo do xadrez, baralho e gamão, e recreativos, como peteca e boliche.