Para outubro, mês das crianças, o Projeto Domingo na Praça preparou uma programação especial em comemoração aos seus fiéis leitores. Com o tema O Livro e a Biblioteca abraçam as crianças, a Biblioteca Móvel, repleta de livros, jogos recreativos e educativos, contará com a participação do mágico e palhaço Fernando Lopes e da arte-educadora Marina Sales. Os bairros que receberão o Domingo na Praça neste mês serão o Itaigara (Parque da Cidade), Tororó (Dique), Pituba (Praça Ana Lúcia Magalhães) e Itapuã (Lagoa do Abaeté), sempre das 8 às 12h.

Neste domingo (4), a leitura ao ar livre será realizada no Parque da Cidade. Na ocasião, as crianças, jovens e adultos participarão da oficina Porta Treco, no qual garrafas PET serão transformadas em palhaço e tartaruga, com Fernando Lopes e Marina Sales. Na véspera do Dia das Crianças (11), o Dique do Tororó será o espaço de alegria e literatura, com a presença do palhaço Espiga. Nos dias 18 e 25, os convidados Lopes e Sales estarão na Praça Ana Lúcia e na Lagoa do Abaeté, respectivamente, animando a criançada com oficinas e jogos recreativos e lúdicos.

“Será um mês especial, onde as crianças terão a oportunidade de conhecer a Biblioteca Móvel e celebrar o seu dia”, destaca a diretora da Biblioteca de Extensão da Fundação Pedro Calmon, Gleide Machado. Segundo a bibliotecária, durante as visitas, as crianças são convidadas a reescrever e ilustrar as histórias que ouvem, num exercício de estímulo à criatividade e à capacidade narrativa.

Na Biblioteca-Móvel, o público encontra estantes e mesas de livros e revistas, incluindo obras de vários gêneros das literaturas nacional, estrangeira e infanto-juvenil, além de gibis e jornais. São mais de 500 exemplares. Também são instalados, em torno do carro, brinquedos educativos que estimulam o raciocínio, a exemplo do xadrez, baralho e gamão, e recreativos, como peteca e boliche.