Mais uma instituição pública estadual será beneficiada com a instalação, nesta semana, de um CDC – Centro de Cultura Digital – a Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), localizada no Pelourinho.

O objetivo do projeto é garantir o acesso da população baiana à cultura e à informação, por intermédio de uma rede de computadores. O CDC é fruto da parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult).

A implantação física é realizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pelo Fundo de Combate à Pobreza do Estado da Bahia, a partir das parcerias firmadas. O público-alvo do projeto é o cidadão de baixa renda, mas não exclui qualquer outro interessado no processo.  “A escola será apenas o espaço físico do Centro Digital. Ela é o ponto de convergência de vários públicos, além dos alunos de dança. O projeto abrange outros tantos grupos organizados da comunidade do Pelourinho”, afirma a diretora da Escola de Dança, Beth Rangel.

O CDC é uma sala equipada com computadores, conectados à internet, que podem ser utilizados para acessar páginas da web, produzir documentos e pesquisas. Os centros funcionam como pólos educacionais de capacitação do usuário e salas de aula para a realização de cursos relacionados tanto à área de tecnologia, quanto a outras que necessitem deste suporte.

A proposta inicial dos CDC é promover e valorizar a diversidade cultural, visando à democratização do conhecimento. “Em 2007, tínhamos apenas um computador. Agora, com a implantação do projeto, teremos 20 e poderemos atender mais pessoas”, diz Beth. “Queremos promover a inclusão digital, envolvendo desde os percursionistas do Pelourinho até as mães das crianças que fazem aula com a gente”.