Música afro, muita percussão, MPB e samba-reggae estão espalhados pelo Pelourinho durante o mês de outubro e prometem agitar as noites do largo Tereza Batista. Com o apoio do Programa Pelourinho Cultural, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), da Secretaria da Cultura (Secult), o Cortejo Afro realiza um ensaio aberto, enquanto o Muzenza faz show e a banda Afrodisíaco continua ensaiando até o Carnaval de 2010.

Com releituras de sucessos da Música Popular Brasileira, a banda do cantor Jau abriu a programação do mês, na quinta-feira (01), no largo Tereza Batista. A apresentação teve a participação especial da cantora Paula Lima, que esteve em Salvador para apresentar o seu show, Samba Chic. Os Ensaios do Afrodisíaco continuam até o carnaval de 2010 e prometem ainda muitas surpresas e convidados especiais. Os shows acontecem sempre às quintas-feiras, a partir das 21h, e o ingresso custa R$30,00.

Nesta quarta-feira (7), é a vez do grupo Muzenza subir ao palco do largo Tereza Batista para apresentar o seu samba-reggae. Tradicional bloco afrocarnavalesco nascido no bairro da Liberdade, o Muzenza funde elementos do suingue afrobaiano com o reggae jamaicano. O grupo se apresenta a partir das 21h e o público confere de graça.

O Cortejo Afro também realiza apresentação gratuita no dia 19, às 20h, no largo Tereza Batista. Com elegância, alto-astral e roupas exuberantes, o grupo mistura influências africanas a batidas eletrônicas na sua percussão, estilo batizado por seus integrantes de música afrobaiana. “A nossa intenção é mostrar um pouco do que fizemos no verão passado e inserir também um pouco do repertório do carnaval de 2010”, explica Alberto Pitta, presidente do grupo. O tema do Cortejo Afro no próximo Carnaval será 2010, uma odisséia africana.