A 6ª Edição do Festival Internacional Cinema de Salvador, promovido pelo Grupo Saladearte com patrocínio do Governo da Bahia, através do Fazcultura, e da Vivo, teve início no dia 8 e segue até o dia 22.

Com o mote Cinema e Mídias Móveis a programação ocupa cinco espaços do Circuito Saladearte – Cinema do Museu, Cinema da UFBA, Cine Vivo, Cinema do MAM e Cine 14 – com mostras de filmes, oficinas, mesas-redondas e sessões especiais.

O Festival Internacional Cinema de Salvador é uma verdadeira maratona cultural de cinema e vídeo realizada anualmente, tendo o objetivo de trazer ao público baiano um vasto painel do cinema feito hoje no mundo, sem perder de vista a cinematografia nacional. “O Festival é um momento de celebração, de troca. Nos outros anos, já tivemos a presença de nomes emblemáticos do cinema nacional e baiano”, afirma Ana Ferreira, sócia do Grupo Saladearte e coordenadora-geral do evento.

Este ano, o Festival exibirá cerca de 70 filmes, divididos em mostras temáticas, com produções de mais de 15 países. “O critério de seleção dos filmes do circuito saladearte é muito eclético, tendo em comum filmes autorais, que tenham alguma expressão artística”, lembra André Trajano, também sócio do Grupo. Reforçando essa ideia de variedade, dentro de uma espécie de selo de qualidade, Marcel Sá, sócio e diretor artístico das salas brinca: "O Circuito Saladearte vive em clima de festival. São dezenas de filmes por mês, em todas as nossas salas".

Nestes 9 anos de circuito, o Festival vem se firmando como um importante evento cinematográfico para Salvador, uma vez que traz novas e antigas produções do cinema mundial, muitas inéditas. Além disso, é uma oportunidade de reunir artistas e profissionais da Sétima Arte para intercâmbio com agentes locais do segmento.

A relevância do Festival Internacional Cinema de Salvador atualmente já passa a ser reconhecida por investidores. Este ano, além do patrocínio da Vivo através da lei de incentivo, o evento conta ainda com apoio cultural do Banco do Nordeste – BNB, Shopping Iguatemi e UniJorge.