O Centro Cultural Ganga Zumba (CCGZ) vai comemorar 12 anos de atividades com a capoeira promovendo uma Roda de Aniversário nesta quinta-feira (22), a partir das 14h, no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, o Forte da Capoeira, administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), autarquia da Secretaria de Cultura (Secult) do Governo da Bahia.

O CCGZ foi criado em 22 de outubro de 1997 pelo capoeirista Marcelo Peixoto, ou contramestre Marcelo Ganga Zumba, com a proposta de socializar e educar as crianças e jovens do bairro do Vale das Pedrinhas e adjacências por meio do ensino da capoeira e suas variações e da história e cultura afrobrasileira.

Segundo Marcelo, o objetivo do grupo é alertar a criança e o jovem para a sua importância enquanto cidadão, seus valores socioculturais e o seu papel na construção de uma sociedade igualitária, e livre de preconceitos. Hoje, além do Vale das Pedrinhas, onde a sede do CCGZ está localizada, na creche Darlanzinho Luz, os trabalhos de estendem aos bairros de Santa Cruz, Nordeste de Amaralina, Chapada do Rio Vermelho e ao próprio Rio Vermelho, atendendo a mais de 150 crianças e jovens.

As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 18 às 21h. Aos sábados, durante o dia, professores, monitores, instrutores e alunos têm aulas de História, Metodologia do Ensino e Práticas Pedagógicas com o coordenador do projeto, o contramestre Marcelo Ganga Zumba.

Forte da Capoeira

Localizado na Praça Barão do Triunfo, mais conhecida como Largo de Santo Antônio, no bairro de mesmo nome, no Centro Histórico de Salvador, o Forte de Santo Antônio Além do Carmo, onde será realizada a roda de aniversário do Ganga Zumba, foi restaurado pelo Ipac, que também elaborou o dossiê de tombamento do forte como Patrimônio Cultural da Bahia.

Sobre o Forte de Santo Antônio Além do Carmo consulte fortesantoantonio.blogspot.com. O Ipac é responsável, ainda, pelo Palácio da Aclamação, Solar do Unhão, Museu de Arte da Bahia, Palacete das Artes, Museu do Recôncavo Wanderley Pinho e Centro Cultural Solar Ferrão, entre outros.