A primeira das 26 conferências territoriais de cultura preparatórias para a 3ª Conferência Estadual de Cultura da Bahia será realizada neste domingo e segunda-feira (4 e 5), em Irará, a 130 quilômetros de Salvador. O encontro reúne artistas, produtores, gestores de cultura e delegados escolhidos nas 11 conferências municipais do Território Portal do Sertão.

A conferência territorial é um marco histórico para a cidade de Irará, na avaliação do diretor de Cultura do município, Roberto Martins. “Pela primeira vez, de uma maneira abrangente, teremos a oportunidade de debater as nossas principais necessidades. Poderemos discutir e propor desde a recuperação dos sítios históricos até a criação de centros culturais”, disse.

Segundo Martins, a conferência vai contribuir para a definição de políticas públicas voltadas às diversas expressões artísticas e representa também uma ação de descentralização. “A conferência passada do Território Portal do Sertão foi realizada em Feira de Santana e seu deslocamento para Irará revela que estamos no caminho certo para a descentralização da cultura”, explicou.

A meta principal da 3ª Conferência Estadual de Cultura, para o secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles, é envolver toda a Bahia na discussão dos temas propostos, que são cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento. Ele vai participar da abertura da conferência territorial, na Escola Municipal São Judas Tadeu, em Irará, domingo, às 15h, junto com o prefeito do município, Derivaldo Pinto.