Onze das 16 conferências territoriais de cultura já foram realizadas na Bahia. A 12ª conferência está sendo realizada nestas segunda (19) e terça-feira (20), no município do Senhor do Bonfim, a 376 quilômetros de Salvador, reunido representantes, delegados, gestores culturais e sociedade civil dos nove municípios que integram o Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru. Mais informações pelo endereço eletrônico http://blogdaconferencia.com.

O encontro começa às 19h, com a apresentação de grupos culturais locais. O debate será retomado às 8h30 desta terça-feira. Dentre as atrações culturais esperadas, estão o Samba de Lata da comunidade quilombola Tijuaçu e o Terno de Reis de Antônio Gonçalves.

Segundo o representante da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) no município, Ricardo Bitencourt, as nove cidades do território lutam pela criação de centros de cultura. “É latente a falta desses centros no território. Durante as conferências de cultura dos municípios, esse foi o ponto mais discutido”.

Segundo Bitencourt, a criação de uma Secretaria de Cultura é vista como uma das necessidades primordiais dos municípios. “Dessa forma, eles teriam independência financeira e maior facilidade de implementar suas ações”, opina.

O prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Machado, comemora a realização de uma conferência territorial de cultura no Piemonte Norte do Itapicuru. “É uma forma de abrir caminho à percepção territorial de cultura, de se elaborar políticas públicas para o setor”.

Para Machado, a conferência é importante à medida em que mapeia os espaços culturais da região, identificando as manifestações culturais existentes, e promove o debate acerca da criação do conselho, fundo e plano de cultura do território.

3ª Conferência Estadual

A última conferência territorial de cultura será realizada no território Metropolitana de Salvador, na capital, dias 7 e 8 de novembro.  Nas conferências territoriais, são debatidas propostas que foram apresentadas pelos municípios nas conferências municipais. Essas propostas vão ser aprimoradas e levadas à 3ª Conferência Estadual de Cultura, em Ilhéus, de 26 a 29 de novembro.

Durante os encontros, são eleitos ainda os delegados que vão representar o município na Conferência Estadual e na 2ª Conferência Nacional de Cultura, que será realizada de 11 a 14 de março.