Foi divulgado mais um resultado da chamada pública para projetos de Residência, Difusão e Intercâmbio Artístico, através do Fundo de Cultura. Com a chamada pública, artistas, técnicos e estudiosos podem apresentar trabalho em outro estado brasileiro ou no exterior, além de realizar pesquisa, curso de capacitação ou residência artística.

Na chamada pública de residência artística, o projeto selecionado foi “Desloco em Corpo e Imagens” de Ana Carolina Moura de Oliveira, que realiza a residência em Mompelier (França), em um dos mais importantes centros de dança contemporânea do mundo – Centre Chorégraphique National de Montpellier, dirigido por Mathilde Monnier.

Na chamada pública de difusão e intercâmbio foram selecionados cinco projetos: dois voltados para participação em festivais de música, como o “Brasil no Ar” de Gil Bruno de Sá Bittencourt Câmara, que este ano leva Bule Bule ao festival brasileiro de Barcelona, e o “Festival de Reggae Belém”, que contará com a presença do reggaeman Tumé Nery Viana; dois projetos para apresentação de trabalho científico sobre cultura no “7º Congresso Internacional de la Unión Latina de Economia Política de la Información, la Comunicación Y la Cultura (Ulepicc)” de Daniele Pereira Canedo e de Taiane Fernandes Silva de Alcântara e um para formação com a participação de Eliane de Almeida Vasconcelos e Oliveira em curso de dramaturgia do “Núcleo de Dramaturgia Sesi – British Council”.

As propostas foram analisadas pela Assessoria de Relações Internacionais da Secretaria de Cultura do Estado e pela Comissão de Pré-Seleção do Fundo de Cultura. Os critérios de seleção levaram em conta a adequação do projeto ao histórico de atuação do candidato, a relevância do evento e da instituição, a contribuição do projeto para a difusão e valorização da cultura baiana, as possibilidades de desdobramento do evento e o intercâmbio e apropriação de novos conhecimentos.

Outras datas para inscrição

Através do Fundo, a Secretaria de Cultura disponibiliza R$ 150 mil para apoio a artistas, técnicos e estudiosos que têm projetos de residência artística, para serem utilizados em 2009 e janeiro de 2010. Os interessados ainda terão duas datas limites para inscrição. Para os projetos a serem realizados em dezembro, as solicitações devem ser encaminhadas até 16 de outubro. E para projetos a serem realizados a partir de fevereiro de 2010, as inscrições devem ser feitas até 27 de novembro.

O dia 6 de novembro é a data limite para inscrição da última chamada para os projetos de intercâmbio e difusão que serão realizados em janeiro de 2010.

Para conseguirem o apoio, os interessados precisam ser convidados por instituições brasileiras ou estrangeiras, fazer a solicitação através do Formulário de Apresentação de Projetos do Fundo de Cultura e serem submetidos à avaliação da Comissão de Pré-Seleção. O formulário e a resolução que estabelece as regras para a obtenção do recurso podem ser vistos no final desta página.

Os projetos devem ser encaminhados à sede do Fundo de Cultura da Bahia, na avenida Tancredo Neves 776, Edifício Desenbahia – Bloco A, CEP 41.820-020 – Salvador / Bahia, ou entregues pessoalmente no mesmo endereço, no horário das 14h às 17h.