Santa Maria da Vitória, cidade do Oeste baiano, distante 930 quilômetros de Salvador, dormiu, sábado passado (10), ao som das fanfarras e filarmônicas, numa grande celebração artístico-cultural, marcando a abertura da II Conferência Territorial de Cultura da Bacia do Rio Corrente.

O evento, encerrado domingo (11), contou com a participação de aproximadamente 400 pessoas, representantes dos 11 municípios que fazem parte do território – Coribe, Angical, São Félix do Coribe, Correntina, Santa Maria da Vitória, Serra Dourada, Santana, Canápolis, Cocos, Jaborandi e Brejolândia.

Delegados, secretários municipais de cultura, produtores e artistas discutiram em grupos cinco temas relacionados à cultura por meio de eixos que abordam a questão da cidade como espaço da manifestação da cidadania, cultura como fator de propulsão do desenvolvimento, cultura e economia e o fortalecimento da cultura por meio de uma gestão governamental compartilhada com a sociedade civil. Ao fim das discussões e aprovação de propostas prioritárias, foram eleitos delegados regionais para a III Conferência Estadual de Cultura, a ser realizada em Ilhéus, em novembro deste ano.

O secretário de Cultura, Márcio Meireles, se emocionou com a perfomance de jovens músicos do município de Santana, regidos pelo maestro Natan Paes. O sulmatogrossense veio para o oeste baiano aos 11 anos de idade, e hoje é responsável pela formação musical de crianças e adolescentes de 3 cidades. O detalhe é que ele estudou num conservatório dos 5 aos 11 anos e hoje com apenas 27 anos de idade é respeitado e requisitado para ajudar a impulsionar a cultura da região. “ Abaixo da minha família, a música é tudo na minha vida”, disse ele.