Quando chapeuzinho vermelho percebeu que sua avó era na verdade um lobo grande e mau, saiu correndo amedrontada. Mas o lobo foi mais rápido e pulou em cima da indefesa garotinha. Essa conhecida história poderia ter um final diferente. Nela, o Lobo Mau não seria tão mau assim. Para falar de releituras dessa e de outras histórias infanto-juvenis, o Núcleo do Livro, Leitura e Literatura (NLLL) promoverá no mês da criança o debate “O Lobo Mau não era mau”, nesta quarta-feira (14), na Academia de Letras da Bahia, às 15h.

Com entrada gratuita, o encontro integra a programação do projeto Seminário Novas Letras, uma série de debates mensais com escritores e professores baianos, que, através de mesas-redondas, palestras e conferências, abordam temas ligados a literatura e outras linguagens, como cinema, internet, etc. Para a edição de outubro, participarão: Gláucia Lemos, escritora com 30 livros publicados sendo a maioria dele infanto-juvenis, Lília Gramacho, jornalista e autora dos livros Camila e o espelho e O Filho do Meio, Maria Antônia Ramos Coutinho, doutora em Literatura Comparada pela UFMG e pesquisadora sobre literatura infantil e o poeta e cordelista Antônio Carlos Barreto. A mesa será mediada pela mestre em Letras e Linguística pela Ufba, a professora Gal Meirelles.

“Esta edição do Seminário Novas Letras abordará diversas narrativas infanto-juvenis, onde se desconstroem modelos estereotipados e são dadas novas e diferentes interpretações para essas histórias e personagens”, explica a diretora do NLLL, Lúcia Carneiro. O projeto é realizado em parceria com a Academia de Letras da Bahia e a Livraria Multicampi (LDM) e se estende até o final do ano. As obras de escritores como Jorge Amado e Xavier Marques já foram debatidas nos encontros anteriores que abordaram também a influência do mar na literatura e a utilização dos blogs como ferramenta literária, entre outros temas.

Núcleo do Livro, Leitura e Literatura

Vinculado à Fundação Pedro Calmon/Secult, o Núcleo do Livro, Leitura e Literatura (NLLL) é responsável pela execução de políticas públicas de fomento ao livro, estímulo à leitura e difusão da literatura. O Seminário Novas Letras é mais uma iniciativa do Núcleo para divulgar a literatura baiana, seus representantes e produções atuais e consagradas.

Serviço

O quê: Seminário Novas Letras – O Lobo Mau não era mau (Edição de outubro)
Onde: Academia de Letras da Bahia
Quando: 14 de outubro (quarta-feira), às 15h.
Entrada franca