Desta terça (6) ao dia 11, Vitória da Conquista volta seu olhar para a produção e discussão audiovisual com sessões realizadas no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima e em algumas praças públicas da cidade. O evento, que tem apoio da Secretaria Estadual de Cultura, através do Fundo de Cultura, exibirá 17 longas-metragens (incluindo produções estrangeiras), além de 28 curtas-metragens e 12 vídeos baianos, num total de 57 produções.

A Mostra reserva também um espaço para a discussão do audiovisual por meio do seminário que traz como tema “Cinema e Audiovisual no Brasil: alternativas de produção e difusão”, promovido na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), entre os dias 7 e 9 de outubro. Paralela a essa atividade, haverá também a realização de oficinas, minicursos, lançamentos de livros e exposições. Toda a programação do evento é gratuita e aberta ao público.

Em sua quinta edição, terá como homenageado o cineasta, roteirista, jornalista e escritor baiano Orlando Senna. Um dos mais intensos produtores e realizadores do cinema da Bahia, desde a configuração do Cinema Novo, nos anos 60, Orlando sempre lutou pela viabilização do audiovisual brasileiro e pelas políticas de incentivo, passando pela agitação cultural do Tropicalismo e enveredando pelos caminhos do Cinema Marginal.

A Mostra é uma realização da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC) e da Uesb, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb, com a co-realização da Casa da Cultura de Vitória da Conquista.