Melhorar a qualidade de vida de milhares de famílias sertanejas, estimulando a produção de alimentos sadios e de melhor qualidade biológica. Este é o objetivo central das Hortas Pedagógicas, implantadas por meio do princípio da agroecologia, da agricultura orgânica e da educação contextualizada, em escolas do município de Curaçá, pelo projeto Mata Branca.

As hortas fazem parte do componente Subprojeto Demonstrativo e contam com o apoio do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) e das associações comunitárias do município, visando contribuir para a promoção de práticas da gestão integrada dos ecossistemas e do desenvolvimento rural sustentável.

A Horta Pedagógica nas escolas é uma estratégia metodológica de educação que possibilita a discussão da convivência com o meio ambiente natural e social. Os alunos conhecem, na prática, o bioma em que vivem, trabalhando com questões relativas ao uso do solo e da água, com temas como segurança alimentar e educação ambiental.

De acordo com o coordenador do Projeto Mata Branca, Artur Sampaio, utilizando esta metodologia, os alunos conseguem aprender de forma viva e relacional – o que é discutido na escola se torna real em seu cotidiano.

Professores, alunos e pais participam da iniciativa. "O conhecimento deve ser socializado e compreendido pela comunidade para que seja adotado no dia a dia, construindo bases necessárias para o desenvolvimento sustentável da região", explica Sampaio.

Segundo o coordenador, para viver bem no semiárido é preciso, primeir, conhecer a sua diversidade climática – as chuvas irregulares, os períodos longos de estiagem, as condições do solo, além de outros fatores, o que permitirão ter domínio das técnicas de produção apropriadas.

"Entendendo melhor o bioma em que vive, a população tem a oportunidade de ter uma vida melhor e mais saudável", salienta Artur Sampaio. Nesta primeira fase, 47 famílias rurais já estão sendo beneficiadas no povoado de São Bento, onde as hortas já começaram a ser implantadas. Em breve, mais 127 famílias das comunidades de Barra do Brejo, Canabravinha e Pau de Colher também serão favorecidas com o projeto.

O Mata Branca é gerido pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

O objetivo do projeto é contribuir para a preservação, conservação e manejo sustentável da biodiversidade do bioma caatinga nos estados da Bahia e do Ceará, melhorando simultaneamente a qualidade de vida de seus habitantes, com a introdução de práticas de desenvolvimento sustentável.