Em agosto, a atividade econômica de Salvador caiu 5,2%, na comparação com o mês de julho, em virtude da retração do fluxo das exportações, que ainda se encontra menor que o observado nos três primeiros trimestre de 2008, antes da crise financeira mundial. Na comparação entre agosto de 2009 e 2008, houve um decréscimo de 2,3% na movimentação econômica.

A informação é do Índice de Movimentação Econômica (Imec), calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan). “É possível relativizar esse decréscimo na atividade econômica se considerarmos que, em agosto do ano passado, base de comparação, a economia apresentava forte expansão, período em que o Imec sinalizou um acréscimo de 17,8%", explica o assessor especial da SEI, Edmundo Figueirôa.

No acumulado do ano, janeiro a agosto de 2009, o índice apresentou uma queda de 2%, em relação a igual período de 2008, e, nos últimos 12 meses, uma retração de 0,4%. O Imec é um índice que sinaliza a tendência do comportamento da movimentação econômica de Salvador.