O Curso Práticas Leitoras: como trabalhar diferentes textos na sala de aula, com a professora Lena Lois, será realizado pela Fundação Pedro Calmon, da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), por meio do Comitê Proler Salvador, de 26 a 29 deste mês e no dia 3 de novembro, no horário das 8h às 17h, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, em Nazaré. Informações pelos telefones (71) 3117-1433 / 1415. As vagas são limitadas. Para o certificado, a freqüência mínima exigida aos alunos é de 75%.

Para participar é necessário fazer inscrição na Biblioteca Monteiro Lobato, na Praça Almeida Couto, em Nazaré. O curso tem carga horária de 40 horas e é voltado para professores da rede pública estadual e municipal, bibliotecários e profissionais que atuam diretamente com o público, em bibliotecas públicas e comunitárias. O objetivo é capacitar esses profissionais para que eles possam promover ações de incentivo a leitura dentro dos espaços em que estão inseridos.

Cinco temas serão abordados no curso: Jornal, suas diferentes formas de apresentações dos textos, características e estrutura; Prática com os quadrinhos, apresentando o percurso dos quadrinhos na literatura e seus elementos comunicativos; A prática com os contos, por meio do qual os participantes aprenderão a estrutura dos contos e formas de trabalhá-los em sala; A prática com a Poesia, que abordará as características da poesia, a poesia e a música e a leitura e interpretação e A prática com a Crônica, trazendo suas características e aplicações.

De acordo com Rosane Rubim, coordenadora do Comitê Proler Salvador, esse curso pretende abordar a natureza, o conteúdo e os suportes de textos e apresentar práticas de leitura que valorizem a produção de sentidos de cada um deles. “O nosso objetivo é contribuir para a formação dos profissionais que atuam como mediadores de leitura, sejam em escolas ou bibliotecas, para que os planejamentos de práticas com leituras sejam compatíveis com o que cada tipo de texto solicita do leitor”, destacou Rubim.