Os gestores responsáveis pela execução do censo escolar nos estados do Nordeste se reuniram durante três dias, no Núcleo de Tecnologia Educacional de Salvador (NTE 01), para discutir ferramentas de aperfeiçoamento dos relatórios do censo. A formação técnica é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (Inep/MEC), em parceria com o Governo do Estado e a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).

De acordo com a coordenadora de Informações Educacionais da SEC, Ilza Patrícia, a proposta é uma qualificação técnica para se trabalhar com uma ferramenta que torne as informações do censo escolar mais acessíveis, em virtude da complexidade de se gerar os dados estatísticos educacionais.

Desde 2007, o censo escolar deixou de captar informação apenas da escola, passando a coletar dados dos alunos, das turmas e dos docentes. “A acessibilidade e clareza desses dados é de fundamental importância, uma vez que eles vão direcionar o repasse de recursos do Governo Federal para a educação básica, como o investimento em transporte, na merenda escolar e nos livros didáticos”, explica o analista técnico da Coordenação de Avaliação e Informação Educacional da SEC, Romário Lima.

Segundo o subgerente de estatística da Secretaria de Educação e Cultura da Paraíba, Antônio de Caldas, os relatórios trazem todos os indicadores educacionais, a exemplo do rendimento escolar – taxa de aprovação, reprovação e abandono. “Ou seja, toda a realidade da Educação do Estado e de seus municípios”, conclui Caldas.

O encontro contou com a presença de dois técnicos do Inep, oito técnicos da SEC e 16 gestores dos demais estados do Nordeste convidados.